Escolha sua rádio favorita
Rádio on-line!
Projeto de Indicação Geográca da Erva Mate é apresentado em Mafra
Geral | 12/06/2019 08:05 | Rio mafra mix | Fotos:

A diretora de Cultura de Mafra, Eliane Vila Lobos Strapasson, recebeu a visita da coordenadora estadual de gestão de negócios e mercados da Epagri, Telma Koene, que apresentou o projeto Indicação Geográfica IG “Erva Mate do Planalto Norte Catarinense”, que visa o reconhecimento do produto com qualidade única na região.

A apresentação foi feita para os funcionários da Cultura para que eles entendam o que é o projeto e qual sua importância para a cultura local e regional.

Segundo Eliane, o projeto é de grande relevância para a região, pelo fato de promover a conservação da paisagem natural e valorizar a identidade cultural. “Parabenizo toda equipe da Epagri pelo empenho e seriedade no desenvolvimento da IG da erva mate, que beneficiará todo o Planalto Norte”, diz.

O processo de Indicação Geográfica vem sendo desenvolvido pela Epagri, em resposta a uma demanda dos produtores de erva-mate da região.

Para alcançar essa identificação, é necessária a realização de uma série de pesquisas sobre o cultivo, colheita e preparo do produto, bem como do clima, solo e de outros aspectos relacionados ao histórico da produção, dados que somados, poderão caracterizar a diferenciação da produção do Planalto Norte em detrimento da produzida em outras regiões, com outras características de clima, solo e umidade.

Benefícios da Indicação Geográfica

Os benefícios dessa Indicação Geográfica vão desde a valorização e preservação das características tradicionais do produto, o estímulo à melhoria da qualidade, diferencial de competitividade nos mercados consumidores e ainda a conservação da paisagem natural com seus remanescentes florestais, organização e fortalecimento do ramo produtivo, valorização da identidade cultural da população, além do crescimento do turismo.

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Publicidade
Rua José Gonçalves, 333 - Lucena - Itaiópolis - Santa Catarina - 89340-000 - 89340-000 - Fone/Fax: 3652.2279 - E-mail: comercial@cidade1380.am.br
Rádio 107.9 FM, Todos os Direitos Reservados.