Escolha sua rádio favorita
Rádio on-line!
Macaco é encontrado morto em Itaiópolis, no Planalto Norte
Geral | 25/09/2019 10:58 | Jmais | Fotos:

Material genético do animal foi recolhido para análise de diagnóstico de febre amarela 

Um macaco foi encontrado morto na localidade de Iracema, em Itaiópolis, nesta terça-feira, 24. A coleta de fragmentos de vísceras e necropsia do bugio para diagnóstico de febre amarela foi realizada pela veterinária da prefeitura do município, que encaminhará o material para análise.

Vale lembrar que os macacos não transmitem febre amarela, eles são vítimas como os humanos e podem sinalizar a presença do vírus em determinada região.  Ao encontrar um macaco doente ou morto, ou até mesmo ossadas, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser comunicada imediatamente para desencadear ações de prevenção e de vigilância na região. 

Em junho, um homem de 40 anos, residente em Itaiópolis, morreu por febre amarela. Ele não tinha registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) e morreu no dia 29 de junho. Os resultados da investigação epidemiológica, aliados à confirmação laboratorial da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Paraná, referência para Santa Catarina, atestaram, o segundo caso autóctone com óbito registrado no Estado. 

O primeiro óbito confirmado em humanos por febre amarela foi em um paciente de 36 anos não vacinado, residente em Joinville, no dia 12 de março. Antes disso, Santa Catarina não registrava casos de febre amarela em humanos desde 1966. 

VACINAÇÃO 

A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos em áreas silvestres e próximas de matas. A única forma de se proteger é através da vacinação. Uma única dose é suficiente por toda a vida. É importante que todas as pessoas maiores de nove meses e que ainda não tomaram a vacina, procurem uma unidade de saúde para garantir a imunização.

FOTOS

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Publicidade
Rua José Gonçalves, 333 - Lucena - Itaiópolis - Santa Catarina - 89340-000 - 89340-000 - Fone/Fax: 3652.2279 - E-mail: comercial@cidade1380.am.br
Rádio 107.9 FM, Todos os Direitos Reservados.