Escolha sua rádio favorita
Rádio on-line!
Força Feminina em Campo debate desafios da liderança no meio rural Iniciativa da JTI vai reunir 240 agricultoras em Itaiópolis
Geral | 15/10/2019 08:35 | jti.com | Fotos:


O envelhecimento do campo e o êxodo rural desafiam a continuidade da agricultura familiar no Brasil, mas as mulheres têm um papel relevante em reverter esse cenário. Elas exercem liderança no campo, sobretudo na cultura do tabaco, que é – majoritariamente – proveniente de agricultura familiar. 

Com o objetivo de debater os desafios e compreender o lugar delas nesse processo, a terceira edição do programa Força Feminina em Campo, iniciativa da Japan Tobacco International (JTI), vai reunir, ao total, 850 agricultoras dos três Estados da região Sul. 

No dia 15 de outubro, ele chega em Itaiópolis (SC) com o objetivo de reunir 240 mulheres.  O programa teve início em 2016 e este ano está repaginado, contando com mais estrutura, estandes para visitação, espaço para palestras técnicas e debates. 

“Nosso objetivo é oferecer um espaço de escuta e debate sobre desafios, oportunidades, opiniões e vivências; tratando e valorizando a importância do papel que desempenham na agricultura e no núcleo familiar. Além disso, queremos compartilhar informações para elas melhorarem o resultado de suas lavouras”, afirma Flavio Goulart, diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da JTI. 

Pela experiência de quem acompanha o trabalho dessas mulheres no campo e já participou de outras edições, a iniciativa faz a diferença para a autoestima. “No dia a dia da lavoura podemos ver que o papel delas é multifacetado; elas estão lado a lado dos maridos no campo e quando chegam em casa ainda são as maiores responsáveis pela organização do lar, pelo preparo do alimento e pelo cuidado com os filhos. Nesse evento propiciamos um momento para elas enxergarem isso e se sentirem amparadas e valorizadas”, afirma a orientadora agrícola da JTI no Rio Grande do Sul Marla Amelini. 

Histórias inspiradoras 

Um dos principais momentos do evento deste ano será o debate Desafios da Liderança Feminina no Campo no qual mulheres compartilharam suas histórias e experiências. Uma delas será a agricultora Bruna Tamires Teixeira, 21 anos, de Itaiópolis. 

Desde a geração dos avós, sua família sempre teve o plantio de tabaco como forma de sustento e foi por meio dele que conseguiram melhorar suas condições de vida, como comprar bens para casa, um carro e até cursar a faculdade. Hoje, ela e a irmã seguem esses passos e dividem com a mãe os cuidados com a lavoura, porém cada uma é responsável por uma parte da área plantada. “Mesmo assim, nos ajudamos muito em todos os processos”, conta Bruna que, atualmente, cultiva 25 mil pés de tabaco. 

Ela está ansiosa para participar do evento, pois acredita que a história dela e de sua família poderá inspirar outras mulheres. “Eu, minha irmã e minha mãe fazemos quase tudo sozinhas e essa vai ser uma oportunidade de mostrar para outras mulheres que a gente pode e que a gente é capaz”, afirma. 

Força Feminina em Campo 

Este ano, o Força Feminina em Campo já reuniu 600 mulheres no município de Rio Pardo (RS), no dia 26 de setembro, e, depois de Itaiópolis (SC), segue para Irati (PR), dia 23 de outubro. 

Serviço

Força Feminina em Campo Itaiópolis

15 de outubro (terça-feira)

Das 10h às 17h

Local: Salão Santa Inês NECA, Rua Alfredo Schneider, 1010 - Alto Paraguaçu

 

A Japan Tobacco International 

A JTI é uma empresa líder no setor de tabaco, com distribuição de seus produtos em 130 países. É a proprietária tanto da Winston, a segunda marca de cigarros mais vendida no mundo, quanto da Camel fora dos Estados Unidos, e tem o maior volume de vendas de ambas as marcas. Outras marcas globais incluem a Mevius e a LD. 

Com a sua internacionalmente reconhecida marca Logic, a JTI também é uma protagonista no mercado de cigarros eletrônicos e, desde 2011, com o Ploom, tem presença na categoria de cigarros aquecidos. Com sede em Genebra, na Suíça, a JTI emprega cerca de 40 mil pessoas e foi premiada como Top Employer Global por quatro anos consecutivos.

Em 2018, inaugurou no Brasil a sua primeira fábrica de cigarros da América Latina, com um investimento de mais de R$ 80 milhões em Santa Cruz do Sul (RS). 

Para mais informações, visite www.jti.com.

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
Publicidade
Rua José Gonçalves, 333 - Lucena - Itaiópolis - Santa Catarina - 89340-000 - 89340-000 - Fone/Fax: 3652.2279 - E-mail: comercial@cidade1380.am.br
Rádio 107.9 FM, Todos os Direitos Reservados.